terça-feira, 24 de maio de 2011

Manobras e seus nomes


       

Por: Maria Helena
Há uma extraordinária forca  conquistadora na Cultura de Massa (Edgar Morin).
Aventuras, liberdade,bem-estar e felicidade e assim que um skatista se sente em cima de se skate, fazendo manobras, não importa os obstáculos as quedas, torções ,machucados e sim o prazer de conseguir fazer uma manobra, que tem os seus nomes difícil ate de pronunciar .
       
Manobras, por exemplo a de 180o graus  quando o skatista troca a base do skate, a de 360o graus quando ele da uma volta completa em torno de seu próprio corpo. A de 900o  graus, ele salta e executa dois giros e meio no ar. Também tem  Frontsaid e Backsaid  Air-Nofront, o skatista segura a parte de trás e vai pra frente do obstaculo.

No Noback ele faz a operação inversa. O Ollie e a manobra básica do skate  e um salto que o atleta tira o skate do chão. O Handplant,o skatista planta bananeira com uma mão no skate e a outra na borda da pista. Já com a Invert e uma manobra que varia do Handplant, nela o skatista  segura  o carrinho com a mão na frente entre as pernas. O Eggplant e exatamente o inverso do Handplant. Kickflip faz o skate rodar por baixo dos pés do skatista, O Line Air o skate e seguro com a mão da frente, com o skate voando na parede.
     
No Brasil, o skate revolucionou na década de 90 com a manobra, Burn Twist inventada, por Bob Burnquest, que consiste em um Eggplant com 360o graus. Existem muitas outras manobras
 que não foram citadas aqui.

Segundo Edgar Morin, a cultura de massa traz um modelo de desenvolvimento cultural, e que esse modelo traz uma nova linguagem que se difunde não só numa cultura mas na mundialização de uma nova civilização. A cultura de massa, traz valores de uma cultura dominadora, personaliza, traz o domínio sobre outras culturas. Por esse motivo a linguagem do skatista e uma linguagem universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário