terça-feira, 24 de maio de 2011

Um pouco da história do skate


Por: Rosilene Carneiro
 O skate foi inventado por surfistas e surgiu nos anos 60 na Califórnia, Estados Unidos como uma brincadeira para os dias em que o mar estava sem ondas. Eles juntaram rodinhas de patins com um shape, e assim criaram o skate. 

Prancha de surf adaptadas com rodinhas de patins



.
A nova “maneira de surfar” foi chamada de siderwalk surf.

O esporte conquistou logo os jovens, que se tornaram os primeiros skatistas. Em 1965 foram publicados os primeiros skates, juntamente com os primeiros campeonatos.
Nos anos 90, o esporte se consolidou, e surgiu o maior skatistas de todos os tempos, o norte-americano, Tony Hauk. O atleta revolucionou o skate com seus aéreos flips e trouxe definitivamente novos ares ao skate moderno. Suas manobras são até hoje espelho para os principais skatistas e seu nome já é tema de jogos de vídeo game.
  
Tony Hawk, jogos para vídeo-games.
O Brasil conta com dois grandes nomes de destaques: Sandro “Mineirinho” Dias, que é o tetra campeão mundial e considerado o rei dos 540, e foi o terceiro skatista do mundo a acertar a manobra de 90°, e o outro nome é o de Bob Burnquist, cujo auge de sua carreira foi em 2000, quando conquistou o Munster Monster Mastership e o circuito mundial de skate.

Sandro Dias “o  Mineirinho”


Bob Burnquist.

E  como o sistema de comunicação de massa é um sistema universal, segundo o texto de Edgar Morim, a cultura se espalha por todo o mundo e com a cultura do skate não foi diferente, pois começou na Califórnia, foi repercutindo através dos campeonatos, e com a massificação cultural conseguiu vários adeptos de diferentes lugares do mundo, e das mais variadas classes: cor, raça,idade,sexo,etc.

Em Manaus, tivemos contato direto com alguns jovens que praticam o skate como esporte e chegamos a conclusão de que o skate chegou com mais força até eles por meio da mídia televisiva como filmes, programas esportivos e até mesmo nos jogos de vídeo games.
Então “a cultura planetária é uma cultura que engloba de um modo geral tudo o que se relaciona a comunicação como um todo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário